“Sim!”
Essa é a resposta que empresas paranaenses como a Biorganica e a Moageira Irati estão dando! No início desse ano eu gravei uma série de vídeos fazendo o caminho do trigo paranaense do “Grão ao Pão”. Se você não assistiu, essa série está disponível no canal do Pão da Casa no Youtube. Par ver clique aqui!
No início de Novembro (2019) Moageira Irati levou vários padeiros para ver a colheita do Trigo de Origem. Um trigo selecionado, segregado e moído para fazer farinha especial para pães artesanais. O resultado é surpreendente! Um passo importante para questionarmos a ideia do senso comum que as farinhas brasileiras não são tão boas como as importadas. O evento contou com a participação do Michel Suas, um dos maiores ícones da panificação artesanal moderna e fundador do São Francisco Baking Institute.
Quer saber como foi essa experiência? Eu gravei para compartilhar com você. Acesse o Canal do Pão da Casa no Youtube e assista clicando aqui.
Espero que goste! Se você ainda não está inscrito no canal, aproveite para se inscrever. Assim você será avisado quando publicarmos novos vídeos.
Abraço,
Rene Seifert
2 Respostas
David Silva
Será que amassar a farinha na mesa de madeira facilita que ela não grude tanto comparando com uma mesa de pedra ou uma mesa de revestimento plástico? Ou terá a ver com a qualidade da farinha e água?
Rene Seifert
Sim David, trabalhar numa mesa de madeira ou pedra é diferente. Mas tem outros fatores muito mais importantes na definição da qualidade do pão, principalmente fermentação e habilidade manual.